Pediatria em SP

O termo vem do grego Paidos (Criança) e iatrea (Cura), mas o seu conceito é muito maior do que a cura de doenças de crianças, uma vez que se dedica à assistência à criança desde o seu nascimento até adolescência, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Para melhor assumir seu papel nesse contexto, o pediatra deve reforçar o relacionamento longitudinal com as famílias, aproveitando as oportunidades de intervenção construtiva; promover uma aliança terapêutica baseada na confiança; saber encaminhar os problemas mais difíceis a outros profissionais, dentro das diversas subespecialidades existentes na pediatria.

 

Dra Ilka Tiemi Tabuse

CRM 112.634

Diretora Técnica Responsável da MedeClin

Graduação pela Universidade Oeste Paulista (UNOESTE) em 2003

Especialização em Pediatria pelo Hospital Infantil Darcy Vargas – 2004 a 2006

Titulo de Especialista em Pediatria (TEP) – 2006

Subespecialização em UTI Neonatal pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – 2006 a 2008

MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clinicas e Hospitais – FGV – 2005 a 2007

Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria desde 2004

Membro da Sociedade Paulista de Pediatria desde 2004