Cardiologia Pediátrica em SP

A Cardiologia Pediátrica é o ramo da medicina destinado a cuidar de quem nasce com problemas no coração ou quando uma doença cardíaca surge na infância. Inclui ainda o acompanhamento de crianças em condicionamento físico e o seguimento de crianças com doenças sistêmicas (obesidade, diabetes, hipertensão arterial e sedentarismo) no combate ao desenvolvimento da síndrome plurimetabólica. Uma vez que o paciente tenha nascido com uma alteração cardíaca, deverá seguir com acompanhamento de um cardiologista pediátrico ao longo de toda a vida.
A evolução tecnológica e científica na Cardiologia Pediátrica tem sido marcante nas últimas décadas. Avanços na ecocardiografia, na cirurgia e em procedimentos hemodinâmicos (cateterismo), bem como crescentes conhecimentos dos cardiopediatras sobre detalhes das doenças têm propiciado maiores chances de sobrevida e melhor qualidade de vida aos cardiopatas.
Quando um sintoma cardiovascular aparece, a consulta com um profissional especializado em Cardiologia Pediátrica permite, através do exame físico específico, amparado por exames complementares, definir ou excluir o diagnóstico de cardiopatia.
Uma vez definido o diagnóstico de uma doença cardíaca o médico cardiopediatra esclarecerá dúvidas sobre a mesma, amparando os pais e familiares e direcionando à melhor terapêutica a ser aplicada.
Existem patologias que são somente acompanhadas clinicamente, outras que melhoram com medicamentos, as que necessitam de cirurgia (de urgência ou eletiva) e ainda as resolvidas por cateterismo, evitando-se o procedimento cirúrgico.

 

Dra Vanessa A. Guimarães Borges

Cardiologista Pediátrica.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (2004);

Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Infantil Darcy Vargas, São Paulo-SP (2007).

Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2008).

Especialização em Cardiologia Pediátrica (2009) e Terapia Intensiva Cirúrgica (2010) pelo Instituto do Coração – InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Atualmente é Médica Assistente da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica Infantil, médica da Equipe de Transplante Cardíaco Pediátrico e Coordenadora do 276 ECMO TEAM do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Recebeu o Prêmio Prof. Abelardo Duarte – Láurea Acadêmica conferido pelo CREMAL / Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (2005).

Estagiou (2009) na Cardiac ICU do Boston Children’s Hospital (Havard University – Boston-MA-USA).

Obteve Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2008) e Certificado de Especialista em Assistência Circulatória pelo Stollery Children’s Hospital, Edmonton-AB-Canadá (2012).